quinta-feira, 27 de março de 2008

hoje é dia do grafite



Desde 2004 que a data é comemorada na cidade. Esse ano, a prefeitura simplesmente aboliu o dia do grafite da sua agenda de eventos. Com isso, desobrigou-se de promover ou apoiar qualquer atividade referente à data. Essa exclusão, em última instância, só promove a criminalização do grafite, dentro da limitada visão de cidade limpa que vem sendo praticada pela prefeitura de São Paulo.

Mas é claro que a data não foi esquecida. Não passou em branco, ou melhor, pelo cinza-pardacento preferido pela prefeitura.

O Núcleo de Grafite da Ação Educativa programou várias intervenções na cidade. Esse ano, as atividades são em homenagem a John Haward, um pioneiro e ativo grafiteiro de 70 anos. Hoje, na sua sede, vários artistas estão pintando um grande mural coletivo. Várias intervenções na cidade foram programadas para todo o mês de abril. A Ação Educativa está promovendo também uma exposição que estará aberta até 24 de maio. A exposição teve uma curadoria coletiva e reuniu 26 trabalhos de diferentes estilos. Participaram da seleção das obras: Binho, Cedeca Interlagos, Celso Gitahy, Eymard Ribeiro, Júlio Dojcsar, Thiago Vaz, Tikka e Tota.

A foto do artista realizando sua obra, um grafiteiro em absoluta fusão com seu grafite, ave-neon que ilumina a cidade, é a minha singela homenagem a todos os artistas de rua.
Ação Educativa - Rua General Jardim, 660 - Vila Buarque

Nenhum comentário: