domingo, 17 de fevereiro de 2008

a todos aqueles que plantam de noite e colhem de dia

Acabou o horário de verão. E todo ano é a mesma coisa: tem gente que reclama, tem gente que gosta e outros que nem se abalam. Os jornais, que precisam inventar novidades sobre assunto tão banal, além dos lembretes aos desavisados sobre a necessidade de atrasar os relógios, divulgam os números relativos à economia de energia que conseguimos nesse período, e ai, pra dar um coloridozinho, acabam indo atrás de alguma curiosidade, tipo relógios difíceis de acertar, seja pelo seu mecanismo complexo, seja pelas dificuldades de acesso, sobre a extinção dos relojoeiros, ou qualquer variação sobre o tema da precisão e manutenção de relógios.


Esse ano, a regra confirmou-se. Estão lá os números de quanto economizamos. E para que tenhamos a compreensão do que significa os 4,2% de energia, fazem comparações, equivalências, tentando dar concretude aos números: uns 60% do consumo da cidade do Rio de Janeiro ou 80% de Curitiba nos horários de pico, ou a energia gerada por uma imensa hidrelétrica de 1.557 MW. Soube também que essa foi a 37ª edição do horário de verão e que ele vigora por 22 anos consecutivos.



- Será que o tema desse blog passou a ser curiosidades? Não, não. É que uma coisa leva à outra. E como a matéria do jornal falava sobre os relógios nas estações do metro, dos trens metropolitanos, e dos terminais de ônibus - mais de 700 relógios mostrando a hora certa para quem não pode perder o trem - me lembrei do mural dos OsGêmeos, lá no Cambuci.












Uma homenagem aos trabalhadores noturnos. Aos que por necessidade ou por prazer, fizeram adaptações nos seus relógios biológicos.


Aos que plantam de noite e colhem de dia.











3 comentários:

Rose disse...

Rose, adoro teu estilo e adorei as fotos do Mural.

Beijos, querida.

Beth Gutierres disse...

Estou de férias, mas não deixo de visitar o seu blog que aliás adoro. Sempre muito interessante, informativo e agradável aos olhos do coração. Beijos. Beth (sua fã)!

Rose Sztibe disse...

Oi,Beth
Você sempre com seus mimos.
boas férias.
bjs.