quinta-feira, 31 de julho de 2008

para uma filha de Oxum



Um dia, Orunmilá saiu de seu palácio para dar um passeio acompanhado de todo o seu séquito. Em certo ponto, deparou com outro cortejo, do qual a figura principal era uma mulher muito bonita. Orunmilá ficou impressionado com tanta beleza e mandou Exu, seu mensageiro, averiguar quem era ela.

Exu apresentou-se ante a mulher com todas as reverências e falou que seu senhor, Orunmilá, gostaria de saber seu nome. Ela disse que era Iemanjá, rainha das águas e esposa de Oxalá.

Exu voltou à presença de Orunmilá e relatou tudo que soubera da identidade da mulher. Orunmilá, então, mandou convidá-la ao seu palácio, dizendo que desejava conhecê-la.

Iemanjá não atendeu de imediato ao convite, mas um dia foi visitar Orunmilá. Ninguém sabe ao certo o que se passou no palácio, mas o fato é que Iemanjá fico grávida após a visita a Orunmilá. Iemanjá deu à luz uma linda menina.

Como Iemanjá já tivera muitos filhos com seu marido, Orunmilá enviou Exu para comprovar se a criança era mesmo filha dele. Ele devia procurar sinais no corpo. Se a menina apresentasse alguma marca, mancha ou caroço na cabeça seria filha de Orunmilá e deveria ser levada para viver com ele.

Assim foi testado, pelas marcas de nascença, que a criança mais nova de Iemanjá era de Orunmilá. Foi criada pelo pai, que satisfazia todos os seus caprichos. Por isso creceu cheia de vontades e vaidades.

O nome dessa filha é Oxum.
(mitologia dos orixás - reginaldo prandi)

4 comentários:

Anônimo disse...

É um privilégio ser filha e irmã de Oxum...
Privilégio maior (que as deusas não me ouçam!) é compartilhar minha vida com você.

Anônimo disse...

PS: Te amo muitão e é muito bom saber que também sou amada por você!

Unknown disse...

Tenho muito orgulho de ser filha de Oxum , com ela descobri que não preciso guerrear para atingir meus objetivos,com doçura tudo se consegue até o favor mais dificil,sempre fui assim mesmo antes de saber que era filha de Oxum , que privilégio Oraieiêu, Oxum! Aieiêu!

Fernanda disse...

Oraieieu, ofideriomam. Axé, axé e axé!! Queria um grafite desse na minha sala.